
Drone Fishing é uma nova modalidade de pesca onde um drone é utilizado para fazer o lançamento de isca no mar, possibilitando longos lançamentos com mais de 300 metros de distância da beira da praia. Essa modalidade de pesca ainda é pouco conhecida no Brasil porém já é bem difundida em outros países como Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos. Algumas páginas em inglês no Facebook possuem +70 mil seguidores. Conheça nossa página @DroneFishingBrasil no Instagram. Esta é a primeira comunidade em português sobre este assunto.
Sobre o texto
Este post tem o objetivo de dar uma visão geral sobre o assunto, explicar os equipamentos utilizados e um passo a passo de como funciona a pesca com drone. Informações mais detalhadas sobre cada tópico citado aqui serão abordadas nos próximos posts. Você pode colaborar escrevendo neste Blog ou entrando em contato enviando sugestões de próximos assuntos.
Drones utilizados
Você precisa de um drone que suporte levantar uma carga (acima de 500gr) e tenha um alcance de sinal acima de 500 metros. Podemos dividir basicamente em 3 categorias de drones que podem ser usados para pesca:

- Drones fabricados para pesca da Drone Fishing Brasil
- São modelos de drones desenvolvidos para pesca com um bom custo-benefício. Possuem a força suficiente para puxar a linha realizando o arremesso mesmo com vento. O diferencial é a força e o investimento mais acessível. Se você quiser saber algumas opções pode olhar na nossa Loja Online.
- Drones de mercado adaptados para pesca como o DJI Phantom (4 versões)
- Atende parcialmente a necessidade, porém necessita de uma customização para adicionar um liberador de linha pelo controle diminuindo o risco de queda
- Comecei em 2018 com um DJI Phantom. A DJI é uma empresa Chinesa líder mundial na fabricação de drones que se destaca pela facilidade de pilotar seus modelos. Existem uma imensa variação de modelos e câmeras que você pode pesquisar posteriormente.
- Drones de pesca importados à prova d’água
- Existem opções de drones de pesca a prova d’água como o Splashdrone da SwellPro ou o Gannet Pro Drone da Gannet. Estes modelos possuem a força necessária para puxar uma linha de pesca. São drones importados e devido ao preço acima de 3 mil dólares mais as taxas de importação chegam no Brasil com um preço muito alto. Devido ao valor do investimento essa opção não é viável para todos. Não existem distribuidores no Brasil, nem garantia ou manutenção local.
Existem milhares de modelos dos mais variados valores, alguns novos modelos já são a prova d’água e tem recursos bem avançados, o seu modelo vai depender de quanto você quer investir neste equipamento.
Neste texto explicamos o que é importante considerar antes de comprar um Drone para pesca.
Liberador de Linha ou bait release

Este item também pode variar bastante de acordo com o quanto você pretende investir no seu equipamento. Começando com o modelo mais básico e barato pode ser feito com um cabide de metal adaptado, chegando até dispositivos importados feitos especialmente para este fim que podem custar bem caro.
Outro forma criativa e barata é usar a borrachinha com clips. Eu recomendo drone com dispositivo dispensador de linha que libera a linha pelo controle remoto, diminuindo o risco de queda do equipamento.

Equipamentos de pesca
Além do Drone, é necessário ter um conjunto de equipamentos de pesca de praia compatível para esta prática. Nesta seção vamos descrever os principais itens, existe uma variação imensa de opções de equipamentos, marcas e modelos que podem ser utilizados. Eu vou descrever neste texto os equipamentos que eu utilizo atualmente e considero ter um bom custo benefício. Você pode variar seus equipamentos dependendo da sua necessidade e seu orçamento.
Caniço SporteX
Praticamente qualquer caniço ou vara de costão com mais de 3,5 metros de comprimento e com uma boa resistência deve atender bem as necessidades. Lembrando que essa pesca exige uma chumbada pesada por isso é importante que o caniço permita puxar bastante peso. Eu utilizo 2 varas SporteX para esta modalidade, procuro sempre ter 2 de cada equipamento como reserva.

Carretilha Penn 505 HS e Master Ex 60 Hi


Eu recomendo carretilha ao invés de molinete para esta modalidade. É necessário uma grande capacidade de armazenamento de linha para esta pesca, característica dificilmente encontrada em molinetes. Eu utilizo a Penn 505 HS e uma Carretilha Master Ex 60 Hi cada uma com 500 metros de linha multifilamento 0,47mm. Variar a espessura da linha é um exercício que deve ser feito de acordo com as condições do mar. Se você colocar uma linha muito espessa a corrente vai puxar arrancando sua chumbada garateia do fundo. Lembrando que estamos fazendo arremessos com 300+ metros e nessa distância a corrente do mar puxa muito. Porém se você colocar uma linha muito fina pode arriscar perder um peixe grande. Eu já utilizei 0,60mm e agora estou com 0,47mm multifilamento. Linhas monofilamento de nylon também podem ser utilizadas mas normalmente você consegue muito mais resistência com menor espessura em linhas multifilamentos.
Rabicho/Chicote ou Empate

Você pode utilizar rabichos comuns vendidos para pesca de arremesso ou então fazer o seu customizado para drones. Eu comecei utilizando os mesmos que utilizava em outras pescarias e agora estou fazendo o meus customizados. Ainda não existe para venda algo específico para este fim. Com o lançamento não é mais no arremesso e sim feito pelo drone não existe mais limite de tamanho, pelo contrário, enquanto maior mais fácil é para colocar as iscas e organizar o lançamento. Eu estou fazendo rabichos de nylon 100mm com aproximadamente 5 metros e 3 anzóis, podendo expandir a quantidade de anzóis.
Chumbada Garateia

Esse item é muito importante, longas distâncias fazem com que a corrente do mar puxe muito mais forte do que na pesca de arremesso. Por isso é muito importante que você tenha uma chumbada garateia na ponta. Eu recomendo de 200 gramas ou mais. Eu utilizo maiores com até 500 gramas. Esse item vai influenciar diretamente no desempenho do drone, lembre-se que temos o peso da chumbada somado com o peso dos anzóis e iscas, além de termos o peso da linha sendo puxada pelo atrito com o ar durante o lançamento. Enquanto maior a distancia e o vento maior a força. Sempre observe este fator durante o lançamento.
Montagem, preparação e iscas
- Monte todo equipamento
- Conecte as linhas
- Coloque e amarre as iscas nos anzóis
- Somente com tudo pronto pegue o drone.
Importante que toda a preparação seja feita antes de ligar o drone devido a pouca duração da bateria.
- Estique a linha na beira da praia.
- Prenda a linha no drone no seu liberador de linha
Existem diversas formas para prender a linha no drone para fazer o lançamento da isca, vou explicar aqui a forma mais segura e recomendada pelos fabricantes de drone. Lembre-se que sempre existe um risco de pilotar seu drone sobre a água do mar e utilize essas dicas sob sua responsabilidade e cautela.
Ao final do rabicho, na chumbada amarre uma linha adicional de 3 à 6 metros de distância do drone para que o peso não atrapalhe o drone durante o voo. Prendendo essa linha chumbada evita-se o efeito de pendulo com o peso do chumbo no drone.

Para evitar acidentes com o drone na água é importante que tudo seja feito rapidamente e de forma correta, eu utilizo 1 bateria para 1 ou 2 arremessos no máximo, dependendo da distância. Para isso eu carrego sempre 3 baterias antes de sair para o local de pesca, permitindo que sejam feitos mais arremessos.
Consulte as condições do tempo – UAV Forecast
Sempre consulte as condições do tempo antes de decolar, eu utilizo o aplicativo UAV Forecast na versão gratuita para este fim. Não utilize o drone na chuva, a menos que você esteja usando algum modelo a prova d’água.

Screenshot do UAV Forecast
Faça o lançamento

Decole com o drone do chão ou da mão, evite decolar da areia seca para evitar entrar areia nos motores, se tiver um pano ou toalha para colocar como base de decolagem funciona melhor.
Levante o drone a uma altura aproximada de 20 metros mantendo a chumbada pelo menos alguns metros acima do nível da água. Comece a pilotar o drone para dentro do mar e observe para que a linha nunca toque na água, caso aconteça irá começar a puxar o drone para baixo, se isso acontecer libere a isca e recomece novamente. Acompanhe visualmente ou pela câmera a distancia desejada e faça o lançamento da isca. Neste momento é sempre bom ter um amigo acompanhando a carretilha enquanto outro pilota o drone, se a linha travar o drone pode cair, utilizar um bom liberador de linha evita essa queda. Não coloque toda a linha na água, mantendo sempre 100 metros na carretilha caso um peixe grande fisgue você tem linha para a briga. No retorno eu prefiro pegar o drone na mão no momento do retorno para evitar contato com a areia da praia.
Aguarde a fisgada
Deu trabalho, mas agora com tudo pronto é só aguardar a fisgada do peixe. Procure guardar o drone no carro ou em uma caixa para evitar contato com a maresia após o uso.

Com sorte você consegue capturar um exemplar como esse aqui. Pratique a pesca esportiva, devolvendo seu peixe ao mar depois da foto.
Abraço e boa pescaria!