10 dicas para Pesca com Drone – Parte 2

Este texto é a continuação do 10 dicas para Pesca com Drone.

Dica #6 – Utilize material de qualidade. Tenha opções de chumbadas e linhas

Invista em uma linha de qualidade, que seja fina e ao mesmo tempo resistente, eu recomendo que você utilize linhas de multifilamento para este fim.

Linhas de multifilamentos são mais finas e resistentes
  • Mínimo 500 metros de linha multifilamento;
  • Mantenha no mínimo 100 metros de linha na carretilha;
  • Suporte peso mínimo de 20 kg (recomendado 50kg).
Chumbadas customizadas de 300 à 500 gramas

Conhecidas como chumbadas garateias, aranha ou Spider Weight, essas chumbadas tem esse nome por serem chumbadas com garras que ajudam a fixação no fundo do mar.

Longos lançamentos acima de 250 metros vão fazer o mar exercer muita força na sua linha devido a distância de linha dentro da água. Dependendo da maré tem dias que é praticamente impossível manter a isca na água profunda sem ser arrastado para a beira.
Para te ajudar nessa tarefa, é importante que você tenha muitos tamanhos de chumbadas, principalmente garateias para ir testando qual fica parada. Observe a capacidade máxima de carga do seu drone (somado a chumbada tem os anzóis e as iscas) para evitar acidentes.

Eu só encontrei garateias até 200 gramas à venda, e dependendo das condições do mar, não são suficientes para manter a isca no lugar. Por este motivo eu comecei a fabricar chumbadas maiores em casa, pegando como base uma garateia de 200 gramas e colocando mais 100 até 300 gramas de chumbo nessas chumbadas. Você pode derreter chumbo em casa para fabricar suas chumbadas, assista alguns vídeos no YouTube para aprender como fazer.

Dica #7 – Pesque em dupla – convide seus amigos

Pesca com drone exige mais trabalho e atenção do que a pescaria tradicional, você precisa preparar tudo antes do lançamento para evitar que algo de errado aconteça e você possa perder seu drone.

Pesque sempre com pelo menos um amigo para te ajudar, principalmente na hora do arremesso, se você estiver sozinho não irá conseguir acompanhar o drone e a carretilha ao mesmo tempo. É importante que seu amigo fique de olho na carretilha para te avisar qualquer problema. Controlar a velocidade do drone e acompanhar a liberação de linha é fundamental para evitar um flash (também conhecido como cabeleira) o que pode trancar a linha e derrubar seu drone. Avisar que está chegando o final da linha também é importante. Alguns dispositivos modernos de liberação de linha tem essa proteção, se a linha trancar, ele acaba liberando a linha antes de derrubar o drone.

Dica #8 – Pesquise sobre pesca com drone ou drone fishing

Você pode aprender praticando e errando, mas no caso da pesca com drone, alguns erros podem custar seu equipamento, então pesquise, leia, troque informações com outros praticantes desse hobby.

Existem diversas comunidades sobre o assunto, o principal objetivo da criação deste site foi reunir um grupo de amigos interessados no assunto, aproveite e acesse as redes sociais, interaja com outros membros, colabore com o site. Além deste site, existem comunidades de pesca de outros países em inglês onde muita informação é trocada, participe a aprenda mais.

Dica #9 – Leve a linha da maneira correta

Atente para o modo correto de realizar o carretamento da linha para evitar o efeito pendulo. Prender a chumbada diretamente no drone não é recomendado. No texto Começando com a pesca com Drone explicamos como fazer da maneira correta. Aparentemente a primeira forma de carregar a linha parece mais óbvia, e até funciona, porém aumenta o risco de queda do drone.

Dica #10 – Atenção na carga da bateria

Imagina seu drone à mais de 400 metros dentro do mar, você começa a retornar e percebe um forte vento contra deixando tudo mais difícil. Você não vai querer estar com pouca bateria numa hora dessas.

Existe uma regra náutica que diz você deve planejar sua viagem utilizando no máximo 2/3 do combustível disponível. Dessa forma você terá sempre pelo menos 1/3 de combustível de reserva para qualquer situação adversa. Acredito que essa regra se aplica com drones. Seja cauteloso, faça seus lançamentos sempre com a carga completa ou suficiente para ir e voltar sobrando pelo menos 30% de carga, assim caso ocorra qualquer imprevisto você tem tempo para pilotar e conseguir contornar a situação.

Este texto foi quebrado em 2 páginas para não ficar muito longo, você pode ler as 5 primeiras dicas no texto 10 dicas para Pesca com Drone.

Espero que tenha gostado das dicas, abraço e boa pescaria!

Veja também